Sobre a Rússia
Sites Recomendados
Culinária Russa
AS MAIS DELICIOSAS RECEITAS DA COZINHA RUSSA
PELMENI
Para fazer pelmeni, primeiro é feita a massa. Deitam-se 300-400g. de farinha sobre a mesa na forma de montinho, faz-se nesta uma cova, põe-se na cova 1 colher de sobremesa de sal, 1-2 ovos, deita-se meio-copo (100dl.) de água tépida e faz-se a massa. Tapa-se e deixa-se ficar durante 30-40 min. Neste tempo prepara-se o recheio de carne. Passam-se pela máquina 200 g. de carne de vaca e 200 g. de carne de porco juntamente com duas cebolas. Faz-se isto duas vezes. Tempera-se ao gosto com sal e pimenta preta moída, adiciona-se água fervida arrefecida. O recheio não deve ser espesso. Quando o recheio estiver pronto, volta-se à massa. Estende-se esta em tira fina, cortam-se desta rodelas com diâmetro de 6-8 cm. e põe-se no centro das rodelas o recheio na forma de bolas pequenas. As extremidades da massa juntam-se e prendem-se com dedos. Os pelmeni prontos põem-se no frigorífico e deixam-se para endurecer. Antes de servir deitam-se na água a ferver temperada ligeiramente com sal e cozem-se durante 10 min. Quando vierem à superfície é sinal de que já estão prontos. Acompanha com natas, manteiga derretida, vinagre, pimenta, molhos variados.
BLINÍS (CRÊPES)
Levam-se ao lume 200 g de leite ou água, dissolve-se nestes 200 g de fermento de padeiro, deitam-se 250 g de farinha, tende-se massa grossa. Quando esta, depois de ficar durante 2-3 horas num ambiente morno, rachar, adicionam-se 40 g. de manteiga derretida, uma colher de sobremesa de sal, uma colher de sopa de açúcar, um ovo, 250 g de farinha e amasa-se bem. Em seguida deitam-se 600 g de leite tépida e põe-se novamente num ambiente morno. Quando um lado do blin estiver cozido, vira-se rápido e cozê-se o outro lado, Não é fácil cozer blines. Talvez o seu primeiro blin saia grosso e feio, mas não-se afllija com isto. O ditado russo diz "O primeiro blin vem sempre na forma de bola". O segundo e o terceiro já saem fininhos,alourados e lindos. Ao retirar os blines da frigideira põem-se em pilha no prato, um sobre outro, untando cada um com manteiga derretida.
Com que acompanham os blines? Normalmente com caviar, peixe salgado-salmão, arenque. Pode-se acompanhar com natas e geléia. Bom proveito.
OLÁDII
Batatas peladas cruas (1200 g) ralam-se, adiciona-se a isto 120 g de farinha de trigo peneirada, 2 ovos, tempera-se com sal e mexe-se bem. A massa divide-se em parcelas, moldam-se filhós e levam-se a fritar em óleo quente. Filhós cozem-se da mesma maneira como os blinís: um lado, depois outro. Antes de servir regam-se com manteiga derretida (6 colheres de sobremesa).
Acompanha com natas, mel ou geleia.
ALMÔNDEGAS
Desossa-se a carne de galinha juntamente com pele. Passa-se pela máquina e adiciona-se o pão de trigo demolhado no leite (aproximadamente 100 g.). Em seguida passa-se novamente pela máquina, rega-se com sal e mexe-se muito bem.Tendem-se almôndegas no pão esfarelado. Em seguida frita-se na frigideira não funda com óleo aquecido durante 5 min. até ficarem bem lourinhas.
Em seguida a frigideira com almôndegas leva-se ao forno. Quando servidas, as almôndegas dispõem-se no prato e regam-se com manteiga derretida. Acompanha com vários legumes, ervilhas, feijão, couve-flor, batatas novas.
KULEBIAKA (PASTELÃO)
Prepara-se a massa. Para isto dissolvem-se em 50 g. de água tépida ou leite 10-15 g. de fermento de padeiro. Quando este ficar dissolvido, adicionam-se à solução mais 100 g. de água ou leite. Deitam-se à solução 400 g. de farinha e faz-se a massa, à qual em seguida adicionam-se 50 g. de manteiga, 2 gemas e um pouco de óleo vegetal. Deixa-se levedar num ambiente morno até rachar.
Quando estiver rachada, tende-se com rolo de forma a chegar ao cumprimento de assadeira, na qual vai-se cozer a kulebiaka. (A largura da tira - 20 cm., a grossura - 1 cm.) Em seguida na meio da tira a todo o comprimento desta põe-se o recheio na forma de faixa estreita, aparam-se as pontas da massa, juntam-se e prendem-se. Enfeita-se a kulebiaka com tiras pequenas de massa, dispondo estas transversalmente à certa distância uma das outras. Em seguida unta-se a kulebiaka com gemas dissolvidas em água, põe-se cuidadosamente sobre a assadeira e leva-se ao forno a cozer durante 30-45 min. Para saber se a kulebiaka está pronta, espeta-se na massa um pauzinho fino. Se depois de retirado ficar seco é sinal de que já está pronta.
Como se prepara o recheio? Se se quer fazer kulebiaka com o recheio de carne, passam-se 800 g de carne cozida pela máquina. Mistura-se esta com cebola picada alourada. Em seguida leva-se o recheio a fritar na frigideira durante 3-5 min. Adicionam-se 3 ovos picados, 1-2 colheres de sopa de óleo vegetal, funcho ao paladar. Tempera-se com sal e pimenta.
Se se quer preparar o recheio de repolho, escalda-se este depois de ser pelado e picado (1,5-2 quilos), escorre-se, passa-se por água fria, põe-se na panela com manteiga derretida (80-100 g), leva-se ao lume a fritar durante 10-15 min., mexendo sem parar.
Em seguida adicionam-se ovos cozidos picados, uma colher de chá de açúcar. Tempera-se com sal.
VARÉNIKI
Tomam-se 600 g de ginja, tiram-se-lhe os caroços. Deitam-se na ginja 200 g de açúcar e mexe-se tudo. Em seguida prepara-se a masa. Bate-se um ovo em 160 g de farinha, adicionam-se 100 g de água, 20 g de açúcar, tempera-se com sal, tende-se a massa e depois de ficar durante 20 min., estende-se em tira fina (de 2-3 mm de espessura) e corta-se em pequenos quadrados. No meio de cada um destes colocam-se algumas ginjas, untam-se as extremidades da massa com ovo batido, as extremidades opostas juntam-se e pregam-se.
Deixa-se ficar durante uma hora no congelador. Em seguida levam-se os vareniques a cozer em água a ferver até que venham à superfície.
É obrigatório acompanhar com natas.
PLOV
(Prato nacional dos povos da Ázia Central preparado com arroz, carne e condimentos)
Corta-se em pequenos bocados carne de carneiro e leva-se a fritar em banha bem aquecida num recipiente fundo. Adicionam-se no recipiente cebola picada e cenoura e frita-se tudo. Em seguida deitam-se 4 copos (800 dl.) de água, tempera-se com sal, pimenta e deixa-se ao lume até levantar fervura. Em seguida põe-se na panela com carne, cenoura e cebola o arroz cru e aplana-se. Quando a água se evaporar, abrem-se na superfície do arroz umas covas até ao fundo da panela com a ajuda de pauzinho. Em cada uma destas covas deitam-se 1-2 colheres de sobremesa de água. Feito isto, tapa-se a panela e leva-se ao lume brando durante 25-30 min. (para 400 g de carne de carneiro gorda 2-3 copos de arroz, 200-300 g de cenoura, 150-200 g de cebola, 200 g de óleo vegetal ou banha).
Quando o plov estiver pronto, dispõe-se no prato na forma de montinho, põem-se em cima os bocadinhos da carne e polvilha-se com cebola crua picada. Acompanha com verduras, molho de tomate, tonates.
Se seguiu a nossa receita, estamos certos de que gostará do plov e voltará a fazê-lo por mais duma vez.
SOLIANCA
O repolho pelado pica-se, põe-se na panela, adiciona-se uma colher de sopa de óleo, 100 dl de água ou caldo de carne, tapa-se e leva-se ao lume a guisar durante 40 min. Em seguida adicionam-se cebola alourada cortada em rodelas, pasta de tomate, tempera-se com vinagre, açúcar, sal, folha de louro, pimenta e guisa-se durante 10 min. até estar pronto. Quando o repolho estiver preparado, deita-se na panela a farinha, alourada juntamente com a manteiga, mexe-se tudo e leva-se ao lume, deixa-se ferver.
À parte os derivados de carne (carne cozida, conservas de carne, chouriço, salsichas) cortam-se em fatias pequenas, alouram-se juntamente com cebolas, adicionam-se picles cortados, 2-3 colheres de caldo, tapa-se e deixa-se ferver durante alguns minutos.
Uma metade do repolho guisado põe-se na frigideira de forma a cobrir toda, em cima põe-se a carne com legumes, em cima desta põe-se o restante repolho, aplana-se, polvilha-se com queijo ralado misturado com pão esfarelado, unta-se com manteiga e leva-se ao forno para 10-15 min.
Na hora de servir a solianca enfeita-se com verduras, azeitonas, rodelas de limão, mirtilo.
Para 200 g de derivados de carne 1 quilo de repolho, 2 picles, 2 cebolas, 3 colheres de sopa de pasta de tomate, 1 colher de sopa de farinha, 2-3 colheres de sopa de manteiga.